DEDETIZAÇÃO - Baratas Germânicas

Inicial > DEDETIZAÇÃO - Baratas Germânicas

Blattella Germânica Em Presidente Prudente
Baratas Germânicas

As baratas são os insetos mais comuns ao convívio humano, no entanto, das cerca de 4.000 espécies existentes, a sua maioria é silvestre. Apenas menos de 1% busca o convívio com o homem, devido às condições propícias relacionadas à disponibilidade de alimento, abrigo e água. Estas espécies são chamadas de baratas domésticas.

 

Assim, baratas domésticas são aquelas que vivem dentro de residências (domicílios ou outras estruturas construídas pelo homem), no peridomicílio (ao redor de estruturas) e seus anexos, tais como caixa de gordura, esgoto, bueiros e outros locais úmidos e escuros.

 

A presença de baratas em nossos lares causa, sem dúvida, mais distúrbios para seus moradores (aflição, angústia, stress) do que qualquer outro inseto próximo ao homem. Parte desse incômodo se deve ao fato das pessoas não gostarem de nenhum tipo de inseto. Além do mais, existe uma crença de que a presença de baratas demonstra que o local não possui higiene e conservação adequadas.

 

No entanto, as baratas vivem em qualquer ambiente independente do grupo étnico ou classe social. Embora muitas residências estejam muito bem conservadas, isto não impede que as mesmas venham a sofrer uma infestação a qual será limitada pela falta de alimento e abrigo para estes insetos, taxados como os mais repugnantes dentre os que convivem com o homem.

Baratas são insetos de pequena importância médica, quando comparados a outros insetos transmissores de doenças, tais como a dengue, malária, etc. Não há evidência de que as baratas causem doenças ou zoonoses por transmissão direta (não são vetores).

Popularmente, as baratas são consideradas veiculadoras de doenças causadas por disseminação mecânica de patógenos diversos tais como esporos de fungos, bactérias, vírus, etc., nas pernas e corpo, adquiridas quando percorrem esgotos e lixeiras ou outros lugares contaminados.

CONTROLE

A estratégia básica de controle implica na adoção de medidas de saneamento do meio, conforme visto em medidas preventivas de controle e a aplicação de inseticidas nas áreas de abrigo do inseto.

 

Hoje em dia existem vários tipos de formulações inseticidas que podem ser aplicadas com segurança no ambiente doméstico, desde formulações líquidas, até sólidas (iscas a base de gel, grânulos, armadilhas, etc.).

 

A aplicação de inseticidas deve ser orientada para locais de abrigo destes insetos, assim como frestas e ranhuras existentes na estrutura. Podem ser aplicados também em superfícies, visando os locais por onde a barata supostamente irá caminhar (aplicações em banda, nos cantos de paredes e aplicações ao redor do domicílio ou peridomiciliar).

 

O Manejo Integrado de Pragas é uma filosofia a muito utilizada no controle de pragas agrícolas e pode também ser utilizada com sucesso em áreas urbanas. Esta filosofia consiste nos seguintes passos:

 

• Identificar a espécie.

A correta identificação da identidade da espécie possibilita o acesso ao acervo de informações técnicas e científicas.

 

• Compreender a biologia e o comportamento da praga.

Após a identificação pode-se analisar os aspectos biológicos e comportamentais do inseto, buscando-se informações sobre o alimento, necessidades térmicas, umidade, habitat, e aspectos da reprodução.

 

• Determinar o nível de infestação para adoção ou não do controle.

Analisar e determinar quais as condições locais propiciam o desenvolvimento da infestação.

 

• Conhecer e avaliar as medidas de controle e o seu uso (riscos, benefícios, eficácia).

Avaliar os métodos de controle legalmente (produtos devidamente registrados) disponíveis e sua aplicabilidade na situação em questão. Considerar medidas como remoção mecânica (aspiração), armadilhas, iscas, defensivos, controle biológico e outras.

 

• Implementar táticas seguras e efetivas de controle.

Avaliar o impacto das medidas a serem adotadas sobre o ambiente (público, animais, resíduo em alimentos e utensílios).

 

• Avaliar a eficiência do controle.

Realizar o monitoramento do nível de infestação (armadilhas de cola) após a aplicação e, se necessário, adotar medidas de controle complementares. O monitoramento feito após um tratamento pode ser utilizado como um indicador de qualidade do controle.
Ligue para LOCALIZA e solicite uma visita de nossa equipe.
ARAÇATUBA-SP – Telefone: (18) 3609-8619.

CONHEÇA

LOCALIZA Controle de Pragas e Vetores Urbanos
ANVISA / CEVS 350280401-812-000029-1-7
CONTATO: (18) 3609-8619 | (18) 99607-2113.
CIDADES: Araçatuba-SP  /  Birigui-SP / Penapoli-SP / Lins-SP
E-MAIL: comercial@localizaservicos.com.br

 

entre em contato

(18) 3609-8619 Araçatuba/SP

comercial@localizaservicos.com.br